sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Governo federal trava investimentos no RS para prejudicar Yeda

Do Polibio Braga

Governo Lula promove nova abusiva intervenção nos negócios do RS

Nos últimos 12 meses o governo Lula, do PT, resolveu atacar a autonomia federativa do RS em duas manifestações desarrazoadas e abusivas:

1) Quando o governo estadual encontrava-se na iminência de aprovar o projeto Duplica RS, o ministério dos Transportes interferiu diretamente no caso, anunciando publicamente que desautorizava qualquer providência em relação a estradas federais localizadas em pólos rodoviários pedagiados. O Duplica RS não emplacou nos termos ambiciosos com que foi formulado e o governo estadual devolveu todos os pólos rodoviários para o Dnit.

2) No momento em que Yeda anunciaria a revitalização da área onde seria instalada a Ford, expulsa do RS pelo governo Olívio, a Funai mandou aviso ao prefeito de Guaíba, advertindo que não fizesse nada na área porque iria realizar investigações em sítios arqueológicos locais. A intervenção foi desmacarada.

. Pois a novidade desta sexta-feira é a posição da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, órgão aparelhado pelo governo Lula, que ajuizou ação para impedir o edital que escolherá o consórcio de empresas que implementará o Projeto Cais Mauá, o Puerto Madero do RS, que receberá investimentos de R$ 500 milhões e mudará a face da zona central de Porto Alegre.

. O governo Yeda avisou que repelirá a ação. A posição da Antaq é mais um ato de intervenção federal abusiva nos negócios do RS. A área do Cais Mauá é de propriedade do governo gaúcho, que possui matrícula do local. Além disto, ali não há mais operação portuária alguma. A Antaq, consultada previamente pelo governo gaúcho, nunca se opôs ao projeto.

- Não é de agora que o governo federal tenta interferir de modo abusivo na vida do ente federativo intitulado Rio Grande do Sul. Da mesma forma que ocorreu no passado, não passará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça bom proveito deste espaço!