sábado, 8 de maio de 2010

Governo infla dados e erra mapa em anúncio

Na Folha On line deste sábadso

A pressa para divulgar ações em ano eleitoral levou o governo a inflar estatísticas e tropeçar na geografia, em campanha publicitária de R$ 60 milhões paga pela Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República, informa reportagem de Bernardo Mello Franco, publicada na edição deste sábado da Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Segundo a reportagem, a propaganda oficial atribui ao governo Lula a inauguração de escolas técnicas federais criadas muito antes da posse do presidente, em 2003. Além disso, usa mapas com indicações trocadas -no do Estado de São Paulo, por exemplo, há cidades indicadas a cerca de 400 quilômetros do local correto.

Os erros estão espalhados em anúncios de meia página publicados na quinta-feira (6) nos principais jornais do país, inclusive na Folha. As peças foram regionalizadas para divulgar obras em cada um dos 26 Estados e no Distrito Federal.

O anúncio publicado nos jornais de Brasília, por exemplo, traz um mapa com cinco unidades assinaladas. Quatro não existem e uma foi inaugurada em 1958, pelo então presidente Juscelino Kubitschek.

Além de inflar dados, os mapas erram a localização de cidades e confundem bairros com municípios. No de São Paulo, Campinas virou um pontinho no norte do Estado. No mapa do Rio, bairros como Realengo foram sinalizados com o padrão gráfico de cidades.

Outro lado

A Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência admitiu "erros de localização" no mapa de São Paulo e informou que fará as correções "na próxima publicação".

Sobre o anúncio de escolas técnicas abertas em governos anteriores, disse que a rede de educação profissionalizante "não é composta apenas das instalações físicas".

Confrontada com o exemplo da unidade de Planaltina (DF), a Secom admitiu que ela não foi inaugurada por Lula. No entanto, alegou que a escola funcionava "em situação precária

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça bom proveito deste espaço!