Segue abaixo resumo da pesquisa e os comentários do Blog A Barricada
Governador -Cenário 1 (considera cada partido lançando seu candidato)
Ângela Amim (PP) 24%
Raimundo Colombo (DEM) 15%
Ideli salvatti (PT) 13%
Leonel Pavan (PSDB) 12%
Eduardo Pinho Moreira (PMDB) 10%
Brancos 1%
Nulos 6%
Não sabe/não respondeu 19%
Ângela lidera com certa folga, o que inviabiliza a aliança com o PT com a vaga principal para Ideli. Pelo que conheço do eleitorado catarinense, o PP e o PT não se misturariam impunemente, já que historicamente foram adversários. Aquele que vota hoje na Ângela, não votaria naturalmente na Ideli. A Ideli aceitar a vaga de vice também é improvável, pelas características do PT, que nunca busca aliados, e sim servos.
Governador - Cenário 2 (Raimundo Colombo como candidato da Tríplice Aliança)
Ângela Amim (PP) 28%
Raimundo Colombo (DEM) 19%
Ideli Salvatti (PT) 18%
Brancos 2%
Nulos 7%
Não sabe/não respondeu 26%
É o único cenário em que o candidato da tríplice aliança fica na frente da Ideli. Nos outros cenários, Pavan e Pinho Moreira ficariam em terceiro lugar se substituíssem Colombo. É um motivo razoável para que o candidato democrata seja o escolhido pela coligação, caso esta seja mantida. Colombo fica à frente quando disputa com eles e tem melhor desempenho quando se apresentam como aliados. Acho que um segundo turno entre Colombo e Ângela é bastante provável, e poderia ter sido testado na pesquisa. Acredito também que Ideli tem poucas chances de vencer a disputa caso chegue ao segundo turno, pois os eleitores dos demais candidatos dificilmente migrariam para ela. O mais sensato para o PT seria apoiar a candidatura da Ângela, o que eu duvido muito.
Senador
Luíz Henrique da Silveira (PMDB) 28%
Esperidião Amim (PP) 19%
Cláudio Vignatti (PT) 7%
César Souza (DEM) 6%
João Rodrigues (DEM) 5%
Paulo Bauer (PSDB) 3%
Paulo Afonso Vieira (PMDB) 2%
Hugo Biehl (PP) 1%
Brancos 1%
Nulos 6%
Não sabe/não respondeu 22%
Praticamente liquidada a disputa, já que são duas vagas para o Senado. Os dois ex-governadores podem se considerar eleitos.
Presidente
José Serra (PSDB) 37%
Dilma Roussef (PT) 20%
Ciro Gomes (PSB) 7%
Marina Silva (PV) 4%
Heloísa Helena (PSOL) 3%
Roberto Requião (PMDB) 2%
Brancos 1%
Nulos 5%
Nãosabe/não respondeu 21%
Serra lidera com quase o dobro dos votos da Dilma. Mas o principal a se comentar é o cenário absurdo imaginado pelos pesquisadores. Ciro já abandonou o barco, o candidato do PSOL é outro e o Requião tem chances remotíssimas de conseguir se candidatar, já que o PMDB até já escolheu o candidato à vice na chapa da Dilma. De onde tiraram estes nomes? Se fosse uma pesquisa antiga, vá lá, mas foi feita entre os dias19 e 27 de abril de 2010. Creio que se fossem apresentados os nomes que temos hoje, a vantagem de Serra seria ainda maior, conforme tendência observada em outras pesquisas presidenciais sem o nome do Ciro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Dilma no 1º turno
ResponderExcluirPara o Lula voltar na próxima...
o Brasil não pode parar
a voz do povo é a voz de Deus