sábado, 1 de maio de 2010

Dilma mente mais uma vez. Agora é sobre operações da PF

o Gente que mente já registrou:

MENTIRA:
“Se você for olhar nos oito anos antes da gente, houve 29 operações especiais [da Polícia Federal]. No nosso governo, houve 1.012”.

VERDADE:
A Polícia Federal informou à Folha que não tem números exatos sobre operações especiais antes de 2004. A assessoria de Dilma Rousseff também não sabe informar de onde ela tirou esse número.


E deu na Folha de S. Paulo
Dilma cita número que até PF desconhece

Para criticar tucanos, petista comparou operações nos governos Lula e FHC, mas corporação não sabe de onde surgiu a estatística

Procurada, a assessoria da pré-candidata também não informou origem dos dados; segundo Dilma, foram 1.012 ações com Lula e 29 com FHC

De Márcio Falcão e Fernanda Oddila:

Para comparar as ações da Polícia Federal nos períodos de Lula e FHC, a pré-candidata petista Dilma Rousseff usou em pelo menos três entrevistas um número que nem a própria PF sabe como surgiu.

Ao tentar atestar a eficiência da PF no governo Lula de forma quantitativa, Dilma afirmou que foram feitas 1.012 operações especiais desde 2003, número que consta na página da PF na internet, contra 29 na gestão de Fernando Henrique.

A Folha questionou a PF sobre o número. A resposta da assessoria foi que não existe levantamento exato a respeito de anos anteriores a 2004 e, portanto, não teria como informar o número de operações referentes aos anos anteriores.

O mistério continuou quando a Folha questionou a assessoria de imprensa da pré-candidata sobre a origem da estatística citada nas entrevistas.

No primeiro contato, a informação foi que o dado havia sido obtido no governo. No dia seguinte, informalmente, assessores disseram que os números vieram de pesquisas em jornais, relatórios e internet.

Por fim, a equipe da petista disse que consultaria o "pessoal de conteúdo". Três dias depois do primeiro contato, não houve resposta oficial.

A reportagem também procurou o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, que afirmou não ter os números porque a PF está subordinada ao Ministério da Justiça. Por sua vez, o ministério informou ser a PF a responsável pela contabilidade de operações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça bom proveito deste espaço!