quarta-feira, 28 de julho de 2010

A mentira sobre os diplomas da Dilma. Polibio tirou a limpo

O jornalista Políbio Braga foi checar a história dos diplomas da candidata. Fica aqui o registro.


Na semana passada o editor procurou o presidente da Fundação de Economia e Estatística, Adelar na sua própria sala do oitavo andar da Rua Duque de Caxias. Durante quase um mês, contatos telefônicos foram tentados, mas o presidente da FEE não pode abrir as portas da sua sala por variadas razões profissionais e pessoais. Foi uma conversa dura e curta:


- Eu soube que uma funcionária sua, de nome Doris, recebeu telefonemas de Brasília para que a FEE assumisse a responsabilidade pela disponibilização do currículo falso de Dilma Roussef, que foi colocado no Sistema Lattes e ocupou o site da Casa Civil, que o senhor soube disso e mandou repelir a pressão indevida.

. O que aconteceu é que durante 10 anos a ex-ministra Dilma Roussef andou para cima e para baixo com um currículo que lhe concedia cursos de mestrado (1977) e de doutorado (1979) na Unicamp, que ela jamais fez. No currículo, a acadêmica chegou a nominar a tese que a catapultara para a condição de mestra – o que também era falso. Foram dez anos de exposição.

. Na mesma data, Dilma Roussef mandou tirar todos os dados do site da Casa Civil e também do Sistema Lattes, avisando que as informações não eram falsas, mas “equivocadas” e que os currículos não foram disponibilizados sob responsabilidade dela.

O que o editor perguntou a Adelar:

- Por que Dilma Roussef queria que vocês se responsabilizassem pela introdução dos dados no Sistema Lattes, se é o próprio profissional quem faz isto.

O presidente da FEE negou a pressão, mas explicou o que houve:

- Em 2000, os registros no Sistema Lattes ocorriam off line e não on line, como hoje. Assim, a FEE encaminhou os dados de todos os seus profissionais para o CNPq.

. Neste caso, a FEE teria se “equivocado” ?

- Sem essa. A FEE apenas recolhia, sistematizava e mandava adiante.

. O currículo de Dilma Roussef, tal como estava no site da Casa Civil e no Sistema Lattes, durante dez anos, foi elaborado pela ex-ministra quando era secretária de Minas e Energia do governo Olívio Dutra, ano 2000. A FEE “recolheu, sistematizou e mandou adiante”, porque era e é o empregador de Dilma Roussef.

. No Sistema Lattes, cabe ao profissional prestar as informações e zelar por elas. Absolutamente ninguém fiscaliza a introdução dos dados. A não ser que ocorra uma denúncia, foi a que aconteceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça bom proveito deste espaço!