quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Queda de Dilma no Datafolha confirma tendência iniciada no DF há nove diasv

Deu no Claudio Humberto. Vamos ficar de olho nas pesquisas de intenção de voto no DF

A queda das intenções de voto na candidata do PT a presidente, Dilma Rousseff, registrada pelo Datafolha nesta quarta-feira (22), confirma a tendência já antecipada no Distrito Federal pelo tradicional instituto Soma, em pesquisa realizada em 13 de setembro, quando ela caiu de 43 para 37%, e depois no último dia 17, ao oscilar para 36%.

O especialista Ricardo Penna, do Soma, havia observado a este site que, historicamente, o eleitorado do DF antecipa tendências de comportamento dos eleitores, em disputas presidenciais. Na ocasião, ele lembrou várias exemplos e antecipou a este site, já no dia 14 passado, que a pesquisa no DF poderia sinalizar "problemas à frente", na campanha petista.

O instituto Soma também registra no DF o crescimento da candidatura de Marina Silva (PV), que subiu de 23% para 25% das intenções de voto, superando o candidato do PSDB, José Serra, que agora está em terceiro, na Capital, com 23%. Na pesquisa Datafolha, a vantagem de Dilma sobre os adversários caiu cinco pontos percentuais e agora ela soma 49% (tinha 51%), enquanto todos os adversários somam 42%. Pelo Datafolha, Serra oscilou de 27% para 28% e Marina de 11% para 13%. A queda pode ser atribuída aos seguidos escândalos de corrupção envolvendo o governo Lula, na Casa Civil até há pouco chefiada por Dilma Rousseff. Apesar da queda, ela ainda venceria as eleições no primeiro turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça bom proveito deste espaço!