sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Serra passa à frente em São Paulo.

Do Diário de S.Paulo, clipado pelo Políbio Braga

Mar de lama no governo Lula derruba Dilma em SP. Serra passa à frente

Queda é detectada entre eleitores paulistas pela pesquisa DIÁRIO/Ipespe. A petista cai de 40% para 36%, enquanto José Serra ganha um ponto e alcança 37% no estado. Marina Silva sobe de 14% para 18%

João Carlos Moreira

As revelações de casos de corrupção na Casa Civil da Presidência da República atingiram a imagem da presidenciável Dilma Rousseff (PT) diante do eleitorado paulista.
Pesquisa DIÁRIO/Ipespe feita na terça e na quarta-feira mostrou queda de quatro pontos na intenção de voto da petista no estado. O candidato do PSDB, José Serra, voltou a liderar a disputa entre paulistas, mas Marina Silva (PV) foi a mais beneficiada no novo cenário, subindo quatro pontos.
De acordo com o levantamento, Dilma caiu dos 40% da pesquisa anterior, feita nos dias 14 e 15, para 36%. No mesmo período, Serra oscilou positivamente de 36% para 37%, enquanto Marina saltou de 14% para 18%. Tanto a queda de Dilma como a subida de Marina estão além da margem de erro, que é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
A influência do escândalo Erenice na votação de Dilma foi detectada em perguntas feitas aos entrevistados. A maioria tomou conhecimento do caso e 34% se disseram menos dispostos a votar na petista após o episódio.

"O escândalo afetou Dilma e interrompeu a trajetória de subida que ela tinha no estado. O caso da quebra de sigilos fiscais da Receita não havia atingido a candidata, mas agora houve repercussão", disse o cientista político Jairo Pimentel Júnior, consultor da pesquisa.
O impacto na campanha de Dilma já havia sido detectado na pesquisa nacional do Datafolha de quarta-feira. Segundo o instituto, há possibilidade de um segundo turno na eleição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça bom proveito deste espaço!