sábado, 2 de outubro de 2010

Quem impede o 2º turno?

Um artigo sem autoria capturado do site do CH, corrobora nossa certeza de que háverá segundo turno.


Quem impede o 2º turno?
As duas mais recentes pesquisas Datafolha aumentaram a tensão no seio das campanhas. A estreita diferença entre a intenção de Dilma e da soma dos demais candidatos acenderam a luz vermelha no reduto estrelar. E a esperança de um Segundo Turno turbina os estafes de Serra e de Marina.

Ao observarmos os recados que as pesquisas dão, vemos que : os homens, os nordestinos, os de menor escolaridade e os eleitores de menor renda familiar , com idade entre 34 e 59 anos, impedem ainda a realização do Turno decisivo. Em todas as regiões, exceto o Nordeste, onde Dilma tem grande vantagem, há igualdade entre a intenção de Dilma e a de seus concorrentes.

Marina tem seu melhor desempenho entre os mais jovens ( até 34 anos) e seu pior entre os mais velhos (mais de 59 anos). Neste estrato, a candidata verde tem apenas 8%, enquanto Serra chega a 36%. Dilma chega a 44% entre os acima de 59 anos.

Entre as mulheres, já há segundo turno crível no horizonte. Elas sempre foram mais desconfiadas em relação a Lula e podem influenciar seus maridos e companheiros na hora decisiva. Questões polêmicas de natureza religiosa podem ter determinado a queda de Dilma entre as mulheres.

Serra , com suas propostas de aumento do Salário-mínimo para R$ 600,00 e valorização das aposentadorias em 10% tende a cativar o voto do eleitorado mais velho. Marina tende a cristalizar sua presença no eleitorado jovem, de nível médio e superior, formando a base para configuração de segundo turno.

Plínio tende a chegar no seu segundo ponto percentual, ao encantar parte dos indecisos jovens. Nesta altura deste Brasileirão eleitoral, um ponto a mais dos concorrentes de Dilma vai ser saudado com foguetório. Serra é homogeneo nas demais faixas etárias, o que significa que 28% é seu piso. Parece que não perde mais votos.

A onda verde que chegou primeiro ao DF , onde Marina, em recente pesquisa- 29/09 - realizado por um instituto local, lidera com 34% contra 29% de Dilma e 24% de Serra, banha também capitais e cidades de regiões metropolitanas. Não é difícil que Marina chegue ao 20 pontos percentuais.

O debate da Globo, que mostrou uma Dilma cansada, um Plínio irônico e sem nada a perder, uma Marina mais agressiva e ambiciosa e um Serra fazendo gol nos minutos finais, pareceu a princípio ter ficado no zero a zero entre Serra e Dilma.

Na minha modesta opinião, Serra foi o grande benficiário do debate, pois Marina foi bem e deve ter amealhado votos decisivos para realização de um Segundo Turno , porém não suficientes para uma batalha final entre duas mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça bom proveito deste espaço!